OBJETIVOS:
Dotar os participantes de competências de gestão da inovação.
CONTEÚDOS
“A Inovação é uma máquina ou um Jardim. Porque é uma máquina, a organizações devem desenha-la, oleá-la, dar-lhe energia e mante-la. Porque é um jardim, as organizações devem criar condições para que possa florescer, afastar-se e deixar a magia acontecer, depois colher. Inovação é ambas, o que constitui um problema para a Gestão.” (Thomas Stewart)
A inovação é um tipo diferente de Desafio Estratégico
– Scanning do Ambiente Organizacional
– Simulação de futuros possíveis através da construção e exploração de Cenários
– Exercício de aplicação – Projeção da visão futura “A Economia Portuguesa a Longo Prazo – Um processo de cenarização (2050)”
Agilidade e Resiliência Estratégicas – Encontrar Novas Oportunidades na Intercepção do Mercado e das Competências das Organizações
– Estratégia Deliberadas.
– Estratégias Emergentes – Foco na Inovação
– Exercício de aplicação – Caso de Estudo de Organização Portuguesa – Implicações e Opções, Respostas Estratégias, Agenda para a Ação.
Ideias do Conceito à Implementação – Desafios, Gestão de Ideias e Oportunidades de Inovação
– Divergir (gerar ideias) e Convergir (hierarquizar ideias)
– Analisar e Avaliar Ideias
– Avaliar e Selecionar Oportunidade de Inovação
– Exercício de aplicação – Caso de Estudo de Organização Portuguesa – definir desafios, capturar e desenvolver ideias e oportunidades de forma colaborativa
Projetos de Inovação – Desafios, Gestão de Ideias e Oportunidades de Inovação
– Âmbito e Equipa
– Planeamento
– Orçamento e Controlo de Custos
– Gestão da Mudança
– Análise de Resultados e Impacte
– Exercício de aplicação – Caso de Estudo de Organização Portuguesa – gestão de um Projeto de Inovação selecionado
Abordagem Dual da Inovação – combinação certa de recursos disponíveis de forma a que as novas ideias emerjam e sejam bem sucedida numa base regular
– Criar o Processo de Inovação
– Construir uma Organização Inovadora
– Capital Humano – gestão e colaboradores
– Capital Organizacional – conhecimento, propriedade intelectual, know-how, sistemas e processos.
– Capital Relacional – marcas e relações com clientes, fornecedores e parceiros
Podemos Medir a Inovação? Tradução da Inovação em Valor
– Indicadores de Desempenho da Inovação
– Analítica e Reporting
Discussão e partilha de experiências
– Profissionais envolvidos na inovação das suas organizações de organizações envolvidas ou com interesse na implementação de Sistemas de Gestão de Inovação: Gestores de Inovação, Marketing, Qualidade, Serviço ao Cliente, Comercial, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Produto/Serviços.
Braga: 8 e 9 Março
Lisboa: 1 e 2 Março
09h30 – 13h00
14h30 – 18h00
Pedro Ferreira
Docente Convidado na ESTM / Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade Fernando Pessoa. Auditor Coordenador da Bolsa de Auditores da SGS ICS. Consultor e Formador em Estratégia, Inovação, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Qualidade. ManagingPartner na OtherSigns, Lda. Doutorando em Gestão Aplicada (Programa DBA) – INDEG / ISCTE – IUL. Pós Graduação em Prospectiva, Estratégia e Inovação – IDEFE / ISEG. Pós Graduação em Marketing (Gestão da Marca) – IPAM. Especialização em Engenharia da Qualidade – ISQ / UNL. Mestrado em Biotecnologia (Eng. Bioquímica) – IST / UTL. Licenciatura em Agronomia (Eng. Hortofrutícula) – UAlg.
All Rights Reserved © 2012 - Qualitividade - Consulting Group // Desenvolvido por Boutik