Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Benchmarking Turístico – conferência

      OBJETIVOS

      O Benchmarking pode definir-se como o processo sistemático de identificar, comparar e aprender através das experiências de sucesso. Esta conferência versa diversas experiências de sucesso, que garatiram um modelo de turismo sustentável. Analisaram-se mais de 40 experiências de sucesso em diferentes países: Itália, França; Espanha; Holanda; Dinamarca; Inglaterra… A metodología “Benchmarking” permitirá transferir estas iniciativas para as diferentes realidades turísticas de Portugal.

      09h00-10h00 – O projeto “Benchmarking de produtos turísticos e a sua aplicação na Galiza”

      Montserrat Iglesias Pérez (Gerente de la Mancomunidad de Municipios Arousa Norte)

      10-11h00 – Experiências de sucesso de Turismo Rural na Europa

      Valerià Paül (Investigadora da Faculdade de Geografia da Univerisidade de Santiago de Compostela)

      11h30-12h30 – Experiências de Sucesso de Turismo Litoral e Marítimo na Europa

      Angeles Piñeiro Antelo (Investigadora do Instituto Económico da Galiza. IDEGA)

      14h30-15h30 – Experiências de sucesso de Turismo Rural e Idiomático

      María José Piñeira Mantiñan (Faculdade de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela)

      15h30-16h30: Outras experiências de sucesso: turismo acessível; turismo urbano… (Mesa Redonda)

      Moderadora: Montserrat Iglesias Pérez. Participantes: Investigadoras dos painéis anteriores.

      17h00 – Debate

      18h00 – Encerramento

    – Presidentes de Câmara; Vereadores; Directores; Chefias; Administradores, empresários e varios organismos orientados para a gestão turística.

    Braga: 25 de Maio

    Local: Mafra

    09h00 – 13h00
    14h30 – 18h30

    As formadoras são investigadoras e especialistas na área de Benchmarking Turístico, área em grande desenvolvimento em Espanha, de onde se deslocaram para dinamizarem o Seminário. Colaboram com a Universidade de Santiago de Compostela e o Instituto Económico da Galiza.

    Montserrat Iglesias

    Investigadora da Univ. de Santiago de Compostela (U.S.C.). Linhas de investigação: Desenvolvimento Rural; Planificação Estratégica; Benchmarking turístico. Pós-Graduação em Ordenamento e Desenvolvimento Territorial pela USC. Lic. em Geografia e Historia pela U.S.C. Envolvida em vários projetos, como: Marketing Territorial como estratégia de desenvolvimento do setor alimentar da Galiza.

     Valéria Paül

    Doutoramento e Lic. em Geografia pela Univ. de Barcelona. Investigador contratado da Univ. de Santiago de Compostela, linhas de investigação: Geografia rural; Ordenamento do território; Turismo rural e Agroturismo… Envolvido no Projeto Europeu SIESTA (Spatial Indicators for a Europe 2020 Strategy Territorial Analysis).

     María José Piñeira

    Doutoramento e Lic. em Geografia e História, pela Univ. Santiago de Compostela. Master Internacional em SIG, Univ. de Girona. É professora associada da Univ. Santiago de Compostela. Linhas de investigação: Estrutura Urbana; Processos de reabilitação e renovação urbana; Centros históricos; Turismo Urbano…

     Angeles Piñeiro Antelo

    Doutoranda em Geografia na Universidade de Santiago de Compostela (U.S.C.). Linhas de investigação: Geografia da pesca e Comunidades costeiras… Lic.em Geografia e Lic. em Geografia e Historia pela U.S.C. Atualmente é Tecnóloga do “Programa Isabel Barreto” (2012-2011). Participa em vários projetos, como: Desenho de instrumentos económico-territoriais para a gestão administrativa no Senegal, Cabo Verde e Mali.

    Contact Form