No próximo dia 28 de outubro, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, irá decorrer a sessão de lançamento do projeto intitulado New Deal for Youth Employment.
Este projeto, que decorrerá até 31 de março de 2016, dirige-se a jovens recém-licenciados na área da agronomia, ciência animal e engenharia florestal e tem como objetivo contribuir para a empregabilidade e inclusão de 30 jovens licenciados no setor agrícola na região do Alentejo Central, numa perspetiva de dinamização económica e social do espaço rural.
As ações do projeto incluem a animação de redes para a promoção da inovação e empregabilidade, iniciativas para o reforço do empreendedorismo e investimentos que contribuam para a criação de emprego e aumento da cadeia de valor dos produtos agrícolas da região. Pretende-se, fundamentalmente, APOIAR jovens licenciados para que tenham maior probabilidade de sucesso no seu percurso profissional no setor agroalimentar.
O projeto integra ainda uma componente de cooperação bilateral, através de acordos com duas instituições norueguesas de investigação, com características diferenciadas mas complementares: o Centre for Rural Research, com competências na área do empreendorismo em espaço rural e em particular na agricultura em regiões com condições marginais, e o Norwegian Forest and Landscape Institute, uma instituição com vasta experiência no tema da multifuncionalidade da agricultura e floresta e sua integração na paisagem, assim como nas outras atividades no espaço rural para além da produção.
Esta colaboração permitirá a partilha de conhecimento entre os agentes dos dois territórios e o público do projeto. (…)
Experiências apresentadas por empresários agrícolas (perspetiva de quem emprega), alunos finalistas da Universidade de Évora (perspetiva de quem irá brevemente para o mercado de trabalho), ex-alunos da Universidade de Évora (já integrados no mercado de trabalho). (…)
Pretende-se uma plateia diversa e rica em experiência que possam dar o seu testemunho e sugestões para enriquecimento do debate: alunos e ex-alunos de agronomia, zootecnia, ciência e tecnologia animal, representantes de empresas (produção agrícola e/ou transformação no setor agroalimentar), representantes da administração local e regional, professores que acompanham os alunos até à saída da Universidade.
Fonte: Jovem Agricultor em rede