![[artigo] 5 dicas para ser mais produtivo](http://www.qualitividade.pt/wp-content/themes/theme-unite/includes/timthumb.php?src=http://www.qualitividade.pt/wp-content/uploads/2014/07/produtividade_blogue.png&w=556&h=133&zc=1)
É pela manhã que se começa o dia!
7 minutos de exercício. Não são 10 minutos, apenas sete. O intervalo é curto o suficiente para não sobrepesar o corpo e longo na medida certa para espantar o cansaço – ou aquela taça a mais de vinho da noite anterior. Existem várias sequências de exercícios para seguir, inclusive com a ajuda de aplicativos.
Escolha três objetivos para o dia. Enquanto você espera o liquidificador bater seu suco, decida três coisas que você gostaria de realizar nas próximas 12 horas. Nem todos os dias será possível completar as tarefas, mas o que conta é ter uma estratégia.
Programe o calendário. Um dos erros mais comuns cometidos na hora de montar listas de tarefas é não atribuir aos itens o tempo necessário para os realizar. Para os trabalhos longos, risque no calendário o tempo que será tomado. Em seguida, acrescente 33% a mais de horas, por segurança. Se o projeto levar dias ou depender de outros fatores, separe-o em pedaços digeríveis. Isso será útil em momentos de distrações, já que elas podem tomar conta de uma manhã inteira.
Aumente o ritmo após o almoço. Aproveite os 15 minutos pós-almoço para uma espécie de meditação profissional. Afaste-se do computador, desligue-o e encontre um canto pouco povoado. Considere como aquela lista matinal – com os três objetivos – está caminhando. Os 15 minutos ajudarão a identificar o que está correndo bem e quais foram as distrações até então, mantenha isso em mente na volta às atividades.