A revista Mashable, num exercício de futurologia, mostra as dez profissões mais estranhas que poderão ser uma realidade no futuro.
“Nostalgista” – profissionais que irão ajudar a desenhar espaços consoante as décadas desejadas pelos clientes interessados em regressar aos tempos onde foram felizes.
Telecirurgião – os profissionais que irão proceder a cirurgias de forma remota utilizando robôs para o efeito.
“Rewilder” – ou o que repõe o estado natural do meio ambiente. Este profissional remove as marcas de presença humana e toma medidas para trazer de volta os ecossistemas originais.
Designer de resíduos – o profissional que irá fazer com que a criação de novos objectos através do lixo através da reciclagem seja cada vez mais eficiente, maximizando a capacidade de reaproveitamento, reduzindo o desperdício.
Especialista em simplicidade – os que irão ajudar as empresas a tornarem-se mais eficientes, repensando os processos de forma a simplificá-los.
“Navegador de saúde” – Este “healthcare navigator”, no original em inglês, vai ajudar os doentes e familiares a conseguirem as melhores soluções por entre a crescente complexidade dos serviços de saúde.
Terapeuta de fim de vida – o profissional que é contratado para planear os últimos anos de vida de alguém, de forma a tornar o processo menos doloroso em caso de doença.
Designer de “gamification” – ou o que ajuda as pessoas a aprender novas competências ou a desempenhar tarefas através de estratégias inspiradas em jogos.
Consultor de robôs – o profissional que irá aconselhar as famílias e organizações a escolher o robô que melhor se adequa às necessidades específicas de cada um.
DJ de media – aquele que se especializará em “remisturar” diferentes tipos de media – como vídeo, som, texto, imagem, realidade aumentada… – para implementar em projectos de diferentes áreas.
fonte: Human Resources