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Certificação Responsabilidade Social

Os 10 Princípios da Responsabilidade Social
• Cumprimento da lei, dos instrumentos de regulamentação coletiva e dos regulamentos aplicáveis;
• Respeito pelas convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
• Adoção do princípio da precaução;
• Reconhecimento do direito das partes interessadas em serem ouvidas e o dever de reagir por
parte da organização;
• Reconhecimento dos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização,
tendo em conta todo o ciclo de vida dos seus produtos;
• Privilégio à prevenção da poluição na origem;
• Atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto;
• Responsabilização pelas ações e omissões da organização e prestação de contas pela sua
conduta face às legítimas preocupações das partes interessadas;
• Integração dos aspetos da responsabilidade social nos sistemas de gestão da organização e
no seu processo de tomada de decisão;
• Não-regressão, isto é, não utilizando as disposições desta Norma como fundamento para a
redução dos níveis de desempenho em responsabilidade social já alcançados pela organização.
Fonte NP 4469-1:2008

Valores Organizacionais
CONQUISTAR – O respeito e a transparência na nossa atuação são princípios éticos que geram a
confiança nas relações que estabelecemos.
DESENVOLVER – Apostamos em recursos humanos com elevado potencial e motivação. O
desenvolvimento pessoal é a chave do sucesso para o crescimento organizacional.
INOVAR – A criatividade permite do nada fazer aparecer o muito, do impossível o possível. Todas as
inovações eficazes são surpreendentemente simples. É isso que fazemos, simplesmente inovamos.
CRIAR – Procuramos a superação das necessidades das partes interessadas. Atingimos resultados,
criamos valor.
VENCER – Vencemos porque: Valorizamos todas as partes interessadas; Executamos com garra e
afinco; Nunca desistimos; Crescemos aprendendo; Empreendemos agindo; Resolvemos dificuldades,
encontrando soluções.
PAIXÃO – A paixão no que fazemos é o motor que nos permite continuar a VENCER…

Política da Qualidade e Responsabilidade Social
• A Política da Qualidade e Responsabilidade Social, da Qualitividade Consulting Group tem
como compromisso a geração de valor para as partes interessadas de uma forma
sustentável, e assenta nos seguintes princípios:
• Obter a satisfação explícita do cliente, através da auscultação permanente da suas
necessidades, proporcionando respostas flexíveis e inovadoras.
• Estimular a aprendizagem organizacional e o trabalho de equipa no desenvolvimento
Pessoal. Qualificar e motivar para vencer.
• Criar relações sustentadas em princípios éticos como o respeito, transparência e a
confidencialidade, conquistando a confiança de todas as partes interessados.
• Cumprir com os requisitos legais e outros aplicáveis e com os princípios de Responsabilidade
Social.
• Garantir condições seguras e saudáveis, assegurando um ambiente de trabalho agradável.
• Respeitar os Direitos Humanos e promover a igualdade de oportunidades.
• Cuidar do ambiente, adoptando uma utilização eficiente de recursos, sensibilizando as partes
interessadas e sociedade em geral, para a proteção ambiente e gerações futuras.
• Melhorar continuamente os serviços, processos e desempenho da organização, atendendo às
expectativas e pontos de vista das partes interessadas.

Partes Interessadas Significativas
– Colaboradores e Sócios
– Clientes
– Subcontratados: Formadores, Consultores e Auditores
– Prestadores de Serviços: Atividades comerciais e de marketing, gestão de projetos de formação, atividades administrativas diversas, contabilidade e informática.
– Fornecedores de Serviços: Telecomunicações, Entrega de encomendas, Manutenção Viaturas.
– Entidades Públicas Reguladoras

Aspectos Significativos da Responsabilidade Social
Governo das organizações:
Transparência e carácter ético das atividades
• Informação, consulta e participação das partes interessadas
• Relações com os fornecedores
• Relações com os clientes/consumidores
• Relações com os investidores/acionistas, incluindo o empoderamento dos pequenos
acionistas

Direitos Humanos/Direitos civis e políticos:
• Direito à liberdade de expressão
• Direito a não ser sujeito a abuso físico, tratamento degradante, desumano e cruel

Direitos Humanos/Direitos Económicos, Sociais e Culturais:
• Direito a não ser privado da liberdade através de qualquer forma de escravatura ou
servidão
• Direito ao trabalho e condições dignas de trabalho
• Direito aos alimentos e a uma vida digna
• Direito à saúde
• Direito à educação
• Direito à liberdade religiosa, pensamento, orientação sexual e cultura

Direitos Humanos/Igualdade de oportunidades:
• Diversidade, não descrição, igualdade de género
• Direitos de maternidade e paternidade
• Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal

Práticas Laborais/Trabalho e Emprego:
• Segurança do emprego e Cessação da relação de trabalho
• Tempo de trabalho, Férias, Proteção social, Reconhecimento e recompensa do
trabalho, Remuneração e benefícios pecuniários
• Liberdade de associação e negociação colectiva e Liberdade sindical e proteção do
direito sindical
• Práticas disciplinares
• Assédio sexual, Assédio moral

Práticas Laborais/Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho:
• Saúde, segurança e higiene no trabalho
• Doenças profissionais e Acidentes de trabalho

Práticas Laborais/Formação profissional e valorização de recursos humanos:
• Formação profissional (inicial, contínua, de requalificação, de reconversão, etc.).

Desenvolvimento de competências e Empregabilidade
• Desenvolvimento de carreiras
• Desenvolvimento de competências e Empregabilidade

Práticas Operacionais/Cadeia de valor:
• Subcontratação (outsourcing)

Práticas Operacionais/Concorrentes:
• Propriedade intelectual

Consumidores/Clientes:
• Informação sobre os serviços prestados
• Práticas enganadoras, falaciosas, fraudulentas ou desleais
• Privacidade e proteção de dados pessoais
• Satisfação de necessidades e expectativas
• Relações de venda e pós-venda
• Qualidade de bens e serviços
• Rastreabilidade de bens e serviços
• Publicidade responsável