O contexto atual, as questões ambientais associadas à utilização da energia encontram-se na ordem do dia, o que torna fundamental que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético. Desta forma, a implementação da nova norma NP EN ISO 50001:2012 permite caminhar no sentido de: uma melhor gestão energética; uma redução das emissões de gases com efeito de estufa e de outros impactes ambientais associados; uma redução dos custos de energia.
Percebendo a importância da gestão energética, a norma ISO 50001foi desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) como a futura Norma Internacional para gestão de energia. Disponível desde Junho de 2011(e versão portuguesa desde Maio 2012)prevê-se que a ISO 50001 provoque um impacto até 60% do consumo mundial de energia.
Como melhorar a eficiência energética?
A Norma de Gestão Energética ISO 50001especifica os requisitos para uma organização estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão Energética (SGEn), permitindo uma abordagem sistemática, no sentido de alcançar a melhoria contínua do desempenho energético.
Esta nova norma estabelece uma estrutura internacional, que ajuda a gerir desde o fornecimento até ao consumo de energia, tanto para a indústria, como para o comércio ou outro qualquer outro tipo de organizações.
Permite fazer benchmarking, medir, documentar e relatar o nível de melhorias energéticas e o consequente impacte na redução das emissões dos gases com efeito de estufa (GEE), nos sistemas e processos que utilizem energia. A norma de gestão energética ISO 50001aplica-se a todos os aspetos que afetam o uso de energia, que podem ser controlados e influenciados por uma organização.
Os benefícios da Norma de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012:
– Permite às organizações estabelecer sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo eficiência, uso, consumo e intensidade energética;
– Reduz os custos com energia, as emissões de GEE (Gases Efeito Estufa) e outros impactes ambientais, por meio de uma gestão sistemática da energia;
– E demonstra que a organização implementou um sistema de gestão energético sustentável, aperfeiçoou a base de uso de energia e comprometeu-se a melhorar continuamente a sua performance a nível energético.
All Rights Reserved © 2012 - Qualitividade - Consulting Group // Desenvolvido por Boutik