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Inovação End to End – Como operacionalizar a Inovação?

      OBJETIVOS:

      Dotar os participantes de competências de gestão da inovação.

      CONTEÚDOS

      “A Inovação é uma máquina ou um Jardim. Porque é uma máquina, a organizações devem desenha-la, oleá-la, dar-lhe energia e mante-la. Porque  é um jardim, as organizações devem criar condições para que possa florescer, afastar-se e deixar a magia acontecer, depois colher. Inovação é ambas, o que constitui um problema para a Gestão.” (Thomas Stewart)

      A inovação é um tipo diferente de Desafio Estratégico

      – Scanning do Ambiente Organizacional

      – Simulação de futuros possíveis através da construção e exploração de Cenários

      – Exercício de aplicação – Projeção da visão futura “A Economia Portuguesa a Longo Prazo – Um processo de cenarização (2050)”

      Agilidade e Resiliência Estratégicas  – Encontrar Novas Oportunidades na Intercepção do Mercado e das Competências das Organizações

      – Estratégia Deliberadas.

      – Estratégias Emergentes – Foco na Inovação

      – Exercício de aplicação – Caso de Estudo de Organização Portuguesa – Implicações e Opções, Respostas Estratégias, Agenda para a Ação.

      Ideias  do Conceito à Implementação – Desafios, Gestão de Ideias e Oportunidades de Inovação

      – Divergir (gerar ideias) e Convergir (hierarquizar ideias)

      – Analisar e Avaliar Ideias

      – Avaliar e Selecionar Oportunidade de Inovação

      – Exercício de aplicação – Caso de Estudo de Organização Portuguesa – definir desafios, capturar e desenvolver ideias e oportunidades de forma colaborativa

      Projetos de Inovação – Desafios, Gestão de Ideias e Oportunidades de Inovação

      – Âmbito e Equipa

      – Planeamento

      – Orçamento e Controlo de Custos

      – Gestão da Mudança

      – Análise de Resultados e Impacte

      – Exercício de aplicação – Caso de Estudo de Organização Portuguesa – gestão de um Projeto de Inovação selecionado

      Abordagem Dual da Inovação – combinação certa de recursos disponíveis de forma a que as novas ideias emerjam e sejam bem sucedida numa base regular

      – Criar o Processo de Inovação

      – Construir uma Organização Inovadora

      – Capital Humano – gestão e colaboradores

      – Capital Organizacional – conhecimento, propriedade intelectual, know-how, sistemas e processos.

      – Capital Relacional – marcas e relações com clientes, fornecedores e parceiros

      Podemos Medir a Inovação? Tradução da Inovação em Valor

      – Indicadores de Desempenho da Inovação

      – Analítica e Reporting

      Discussão e partilha de experiências

    – Profissionais envolvidos na inovação das suas organizações de organizações envolvidas ou com interesse na implementação de Sistemas de Gestão de Inovação: Gestores de Inovação, Marketing, Qualidade, Serviço ao Cliente, Comercial, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Produto/Serviços.

    Braga: 8 e 9 Março

    Lisboa: 1 e 2 Março

    09h30 – 13h00
    14h30 – 18h00

    Pedro Ferreira

    Docente Convidado na ESTM / Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade Fernando Pessoa. Auditor Coordenador da Bolsa de Auditores da SGS ICS. Consultor e Formador em Estratégia, Inovação, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Qualidade. ManagingPartner na OtherSigns, Lda. Doutorando em Gestão Aplicada (Programa DBA) – INDEG / ISCTE – IUL. Pós Graduação em Prospectiva, Estratégia e Inovação – IDEFE / ISEG. Pós Graduação em Marketing (Gestão da Marca) – IPAM. Especialização em Engenharia da Qualidade – ISQ / UNL. Mestrado em Biotecnologia (Eng. Bioquímica) – IST / UTL. Licenciatura em Agronomia (Eng. Hortofrutícula) – UAlg.

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