Um estudo da Adobe mostra que as empresas que abraçam a criatividade superam os concorrentes nas receitas, quota de mercado e liderança competitiva.
As principais conclusões do estudo:
As empresas que estimulam a criatividade obtêm um crescimento das receitas excepcional face aos seus pares. 58 por cento dos entrevistados que referiram que as suas empresas estimulam a criatividade obtiveram uma receita superior em 10%, ou mais, em 2013 quando comparado com 2012. Em contraste, apenas 20% das empresas menos criativas obtiveram um desempenho semelhante.
Empresas mais criativas desfrutam de uma maior quota de mercado e liderança competitiva. As empresas criativas são mais propensas a relatar uma posição de liderança de mercado com uma mais elevada quota de mercado face aos seus concorrentes. Destas que reportam ter uma maior quota de mercado, as criativas superam as menos criativas por um factor de 1,5.
Apesar dos benefícios reconhecidos da criatividade, 61% das empresas não se vêem como criativas. Apenas 11% referem que as suas práticas estavam perfeitamente alinhadas com as empresas que são facilmente reconhecidas como criativas. A maioria (51%) referiu que são neutras ou não alinhadas com empresas criativas e 10% acham que as suas práticas foram, de facto, o oposto do que empresas criativas fazem.
Empresas criativas ganham reconhecimento como os melhores locais para trabalhar. Um ambiente de trabalho positivo é um terreno fértil para a criatividade. 69% de empresas criativas referem também o reconhecimento e o vencimento de prémios “best place to work”. Apenas 27% das empresas menos criativas conseguiram tais feitos.
Fonte: Revista Human Resources